terça-feira, 7 de abril de 2015

Ma che bella Toscana - Firenze

Olá galera! Sei que to um pouquinho atrasada quanto as viagens, mas vocês me compreendem né?!
Hoje vou contar sobre 2 cidades distintas na linda e eterna toscana. Vou começar por Firenze que foi minha primeira parada. Bora lá!

Como meu tempo é curto por aqui, tive que conhecer em  dia Firenze, mas eu passaria a eternidade por lá, que lugar lindíssimo. Cheguei em Firenze por volta das 11:00 da manhã, fui de trem normal que levou quase 2 horas de viagem, e fiz reserva no hostel (http://www.albergopaolafirenze.com/) que fica a 2 min. da estação de trem, andei 2 quadras e logo a esquerda fica a rua do hostel, é bem simples, a recepção é bem educada e organizado. Ah! Uma dica é, cuidado pra não se perderem ou entrar em desespero, porque em Firenze as numerações das casas e estabelecimentos não são sequenciais, eles são divididos por vermelho e azul e pare impar, então mantenha a calma e brinquem de jogo da lógica, rs.

Comecei minha aventura pela Chiesa di S. Maria Novella, que fica bem próxima a estação, ela é belíssima, que a vê por fora não imagina o quanto é bonita por dentro, a entrada tem o custo de 5 euros, mas que valem a pena.


 






NotaA igreja, o claustro adjacente e a casa capitular contém uma reserva de tesouros artísticos e monumentos funerários. Especialmente os famosos afrescos do período gótico e do início do renascimento. Elas foram financiadas pela generosidade dos grandes famílias de Florença, que assim asseguravam o lugar de suas capelas e solos sagrados.
Essa igreja é chamada de Novella (Nova), porque sua construção foi feita no lugar do oratório de Santa Maria delle Vigne, datado do século IX. Quando esse local foi dado a ordem dominicana em 1222, eles decidiram construir uma nova igreja e um claustro adjacente. A igreja foi projetada por dois Frades Dominicanos, Frade Sisto Fiorentino e Frade Ristoro da Campi. A construção começou no meio do século XIII, por volta de 1246 e foi terminada por volta de 1360, sob supervisão do Frade Iacopo Talenti, com a realização do campanário Romano-gótico e a sacristia. Nessa época somente a parte inferior da fachada gótica tinha sido acabada.

A procura do Palazzo Vecchio e consequentemente eu sairia na Ponte Vecchio, logo estava em uma via principal que tem as mais famosas lojas da Itália, mas o detalhe mais importante, é a característica arquitetônica que tem Firenze, é inimaginável, não tem como explicar, é muito peculiar, eu fiquei extremamente encantada com a cidade inteira. 
Logo já me deparei com a Ponte Vecchio, é linda demais sobre o Rio Arno, todas aquelas casas em harmonia, com suas cores e estilos. A ponte é inteira de comércio de jóias, é tudo dourado, ali não precisa de de luzes para iluminação.



















NotaA Ponte Vecchio (Ponte Velha) é uma Ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália, famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o tabuleiro.
Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projeto da autoria de Taddeo Gaddi.

Logo ali ao lado da ponte tem o Palazzo Vecchio com notáveis exposições, eu juro que fiquei na fila por uns 20 minutos, mas tinha muita gente, e eu perderia muito tempo até entrar e apreciar as artes, então desisti e prossegui com o passeio.








Nota:Palazzo Vecchio (Palácio Velho) é um palácio de Florença, localizado na Praça da Senhoria (Piazza della Signoria) da capital toscana. Atualmente é a sede da prefeitura do município florentino e no seu interior acolhe um museu que expõe, entre outras, obras de Agnolo BronzinoMichelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari.

Como no inverno aqui os dias são mais curtos, eu corri pra poder ver o Duomo Santa Maria Del Fiore ainda durante o dia. No caminho havia muitas lojas, restaurantes, piazzas, inclusive em uma delas estava tendo uma exposição de Van Gogh, que não consegui ver também pelo mesmo motivo tempo, fiquei muito triste, porque eu amo as obras do pintor. Logo mais a frente existe uma piazza gigantesca com vários monumentos, estátuas, e mais outras exposições, museus.
Quase caí de costas quando vi o Duomo, é maravilhosa! De todas que eu vi aqui o seu exterior é espetacular, assim como o interior de todas, sem exceção.
Nota Catedral de Santa Maria del Fiore é o "Duomo" de Florença, Itália, e está localizada na praça homônima.
Era já em 1971 a quinta igreja da Europa em grandeza, depois da Basílica de São Pedro, da Catedral de São Paulo, da Catedral de Sevilha e da Catedral de Milão . Possui 153 metros de comprimento e 90 metros de largura no transepto, enquanto o tambor da cúpula possui 54 metros.
A construção iniciou-se em 1296 com projeto de Arnolfo di Cambio sobre as fundações da antiga Catedral de Santa Reparada. Após a morte de Arnolfo, passou pela supervisão de Giotto di Bondone, depois por Francesco Talenti e teve sua cúpula construída por Filippo Brunelleschi. Ao fim das obras da cúpula em 1436, a catedral foi consagrada pelo papa Eugênio IV.
É a catedral da arquidiocese de Florença e pode acomodar até trinta mil pessoas.

Continuei a caminhada até o hostel, e encantadíssima com tudo o que estava vendo, fiquei muito emocionada de poder visitar Fienze. Passei pelo mercado Central de Firenze, que tem tudo que possa imaginar lá, roupas, acessórios, restaurantes e foi em um que fui recepcionada muito bem no meio da rua, que resolvi entrar e ver qual era o negócio, rs. Não me arrependi, comi uma pasta ao molho sugo, como nunca tinha comido na minha vida, maravilhosa. Acompanhada com salada, e como de costume muito parmesão e pão.
Dali já fui pro hostel descansar que no outro dia a próxima parada era Pisa!
Pra vocês apreciarem com calma, eu conto sobre Pisa no próximo post, logo logo!
See you ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário