terça-feira, 24 de março de 2015

Seja bem-vindo a Roma/ Parte 1

Demorou, mas lá vai a minha primeira e belíssima viagem!

Fiquei somente 2 dias por lá, e digo é muito pouco, mas claro que valeu a pena!
Peguei o mapa de guia turístico e fui nessa, é muito bom que tudo em Roma se faz a pé. É cansativo sim, pra caramba, mas tudo é recompensador.
Localizei meu primeiro alvo e lá fui eu para o Coliseu, chovendo sem parar, já não bastava estar frio, mas nada atrapalhou. Descendo a via que dá de encontro ao Coliseu, logo se pode avistar, lindo e soberano, é claro que tudo parecia filme, quase não consegui acreditar que estava de frente pra um fato histórico, até então estudado na escola e visto por fotos na internet.
Fui dando a volta ao redor dele, até chegar na entrada, e posso falar como a estrutura é impressionante, fascinante. Era uma fila enorme, porém rápida, onde você já compra os ingressos do Coliseu, Palatino e Fórum Romano.
Quando entrei eu me emocionei por diversas vezes, porque eu conseguia vê tudo o que havia acontecido ali um dia. Toda história que um dia havia aprendido, por alguns instantes me pareceu absolutamente real, me arrepiei toda, foi um misto de emoção.

Nota é um anfiteatro construído no período da Roma Antigacapaz de abrigar perto de 50.000 pessoas , e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.
 


Ao lado do Coliseu tem o Palatino e o Fórum Romano, lindo demais, com aquelas ruínas daquilo que um dia foi o centro da vida pública romana, e hoje encanta com suas características que um dia ali esteve, é bem grande lá, e com uns jardins muito bonito.

Nota: O Fórum Romano foi durante séculos o centro da vida pública romana, o local de cerimonias triunfais e de eleições, onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais.
monte Palatino é uma das sete colinas de Roma. Tem 70 metros de altura e nas suas encostas foram construídos, de um lado, o Fórum Romano, e do outro, o Circo Máximo. O local é hoje um grande museu ao ar livre, visitado durante o dia.






Saindo de lá, já estava com fome, já era por volta das 13:00 hrs e almocei ali perto mesmo em um restaurante em que os pratos eram baratos e saborosos. Eu comi nhoque de batatas com 4 queijos, muito bom e que custou 8 euros com a bebida.
Seguindo pelo mapa e pelas placas de indicações que tem por toda cidade, segui para a Piazza Navona. Que lugar lindo, dentre as piazzas que já conheci aquela foi a que mais me chamou a atenção. Também ali pude parar e observar as características das casa de Roma, todas com aquelas jardineiras nos peitorais das janelas, que coisa mais fofa.

NotaA sua forma assemelha-se à dos antigos estádios da Roma Antiga, também denominado entre os italianos de Campomarzio, em virtude da natureza rude e esforçada dos exercícios - manejo de armas - e desportos atléticos que aí se realizavam. Navona passou de fato a caracterizar-se como praça nos últimos anos do século XV, quando o mercado da cidade foi transferido do Capitólio para aí. O mercado tradicional voltou a ser transferido em 1869 para o Campo de' Fiori, embora a praça mantenha também um papel fundamental em servir de palco para espetáculos de teatro  e corridas de cavalos. A partir de 1652, em todos os sábados e domingos de Agosto, a praça tornava-se num lago para celebrar a própria família Pamphili.


      


Saí dali já ansiosa pra encontrar o Pantheon, e como muitos pontos turísticos fica entre ruelas, ele foi um deles, mas a hora que vi o nome da Via Pantheon, eu só olhei do fim da rua e pude vê-lo. Aiii que emoção! 

Notaé o único edifício construído na época greco-romana que, atualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído que se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano e, desde o século VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpulaDesde o Renascimento que o Pantheon é utilizado como última morada de personalidades italianas ilustres, como os pintores Rafael e Annibale Carracci , o arquitecto Baldassare Peruzzi, além de dois reis de Itália: Vítor Emanuel II e Humberto I
 

Ali pertinho, fui mega ansiosa pra conhecer a Fontana di Trevi, mas fiquei chateada porque ela ainda está em reforma e parece que permanecerá assim por mais 2 anos. Mas mesmo assim tirei fotos pra registrar é claro!

NotaA fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, atualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marco Vipsânio Agripa e serviu a cidade por mais de 400 anos.O antigo costume romano de erguer uma bela fonte ao final de um aqueduto que conduzia a água para a cidade foi reavivado no século XV, com o Renascimento. Em 1453, o papa Nicolau II, determinou que fosse consertado o aqueduto de Acqua Vergine, construindo ao seu final um simples receptáculo para receber a água, num projeto feito pelo arquiteto humanista Leon Battista Alberti.




. 




















Era por volta das 4 da tarde, eu já estava moída, meus pés muito doloridos e úmidos, eu precisava de um arrego, daí resolvi voltar ao Hostel, pra tomar um banho, comer e descansar.
Nesse dia quando cheguei ao hostel, estava tentando abrir a porta com o cartão, xingando, quando abriram pelo lado de dentro e nada mais que eu ouvi: essa porta é difícil mesmo de abrir! Daí eu já soltei aquele:Não acredito você é brasileira? E daí nasceu uma amizade com a Rosana, brasileira, mineira, morando em Portugal há mais de 10 anos, que estava a passeio com a sua linda mãe Nelina, que em breve as duas voltariam pra minas. Foi um dos melhores presentes que tive esse dia, poder conhecê-las.
Logo, já tínhamos resumido nossa vida e não parávamos de falar, e no outro dia iríamos todas juntas ao Vaticano, com mais outras meninas brasileiras.

Parte 2 da viagem será sobre o Vaticano.
Espero que tenham gostado.
Inté :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário