quarta-feira, 25 de março de 2015

Seja bem-vindo a Roma/ Parte 2

No outro dia, acordamos cedo e fomos logo tomar café da manhã no hostel, que achei bacana, pois com 3 euros comemos pão, presunto, queijo, suco, cereais, geleia, café, leite e mais um monte de coisas a vontade.
Fomos em um comboio de mulheres! Inclusive conheci a Andressa, muito gente boa, animada, paulista, já havia sido casada e morado na Itália por 3 anos, e estava lá novamente  passeio.
Do hostel a estação de trem são 2 min., é só seguir a rua reta, e lá também tem todos os pontos de ônibus, muito prático. Pegamos o ônibus até o Vaticano pra poupar tempo e perna também, chegamos em 10 min.
Pra mim, o preferido de todos foi o Vaticano, acho que é porque eu puxo sardinha para o autor de livros Dan Brown, mas toda  a minha vontade de conhecer Roma, surgiu diante dos livros e as histórias fictícias que ele conta.
Quando chegamos, o impacto foi de primeira, é estrondoso, todos aqueles ornamentos com anjos em volta da Basílica de São pedro, fazendo um caminho ao redor. Bem ao centro a Basílica, lindíssima, do lado direito dá pra vê o quarto do Papa, aliás, a janela do quarto dele né.
Eu e as meninas, pegamos uma fila imensa, para a visitação da Basílica, mas que com tanta conversa nem notamos o tempo passar.

 

 




Galera preparem o pescoço pra não ter torcicolo, porque a Basília é demais dos pés a cabeça. toda revestida em ouro, teto e paredes, quadros lindíssimos. Consegui vê a Pietà de Michelangelo, vi também o altar que está o corpo do Papa João Paulo II, também há acesso ao público aos túmulos dos Papas e ao túmulo de São Pedro, tudo magnífico!
Infelizmente não se pode fotografar os túmulos, vai ser lembranças e relatos do que eu vi.




                                                        
Uma dica é, vão sem pressa nenhuma visitar por lá, porque eu queria muito visitar o museu, mas não consegui por 2 motivos. O primeiro foi porque não ia conseguir ver o Papa se eu ficasse mais tempo lá dentro, e o segundo que se eu saísse seria quase impossível entrar de novo, pois eu teria que pegar uma fila enorme de novo e perderia muito tempo nisso.
Depois de ter visitado a Basílica, fomos para a praça pra poder ver o Papa Francisco, que todo domingo aparece na janela de seu quarto, perto do almoço, para dar a benção e falar sobre os acontecimentos de um modo geral.

Terminado toda a festa feita ao Papa nós fomos almoçar, logo ali perto tem uma rua que tem muitos restaurantes e comércios, comemos Kebab, foi a primeira vez que experimentei e gostei bastante, alé de também ser barato.
Daí fomos ao Castelo Sant'Angelo, surtei quando vi! Me senti dentro do livro de Dan Brown! Que lindo! Saindo da Basílica, você consegue vê a passagem que sai de São Pedro ao Castelo, como uma muralha. O castelo sem explicação, com aquele anjo lindíssimo bem ao topo, e bem em frente o Rio Tevere.

Nota:O Castelo de Sant'Angelo Sua primitiva estrutura foi iniciada no ano 135 pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar. Em pouco tempo, entretanto, a sua função foi alterada, sendo utilizado como edifício militar. durante uma grande epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo, que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício: inicialmente um mármore de Raffaello da Montelupo, e desde 1753, um bronze de Pierre van Verschaffelt sobre um esboço de Gian Lorenzo BerniniDurante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no século XIX.
De seu terraço superior, tem-se uma magnífica vista do rio Tibre, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro.
Desde a fundação de Roma, o Tibre foi a alma da cidade, e o fato que a cidade lhe deva a própria existência é descrito já na primeira cena da lenda da fundação, com Rômulo e Remo na cesta sob o ficus ruminalis.
Todas as colônias pré-romanas que convergiram à Roma histórica estavam nas proximidades do Tibre, mas ao alto e não nas margens, pela evidente razão de defesa e porque o Tibre sempre foi um rio sujeito a cheias imprevistas.




Também fiquei triste por não conseguir fazer a visitação ao Castelo. Por 2 motivos novamente, o primeiro era que por ser o primeiro domingo do mês aqui na Itália as atrações turísticas são gratuitas, e tinha muita fila, e segundo eu estava com o tempo contado pra poder voltar ao hostel, pegar minha mala e ir para a estação pra voltar pra casa.
Foi uma viagem maravilhosa, quero voltar e poder ficar mais dias e apreciar tudo e um pouco mais com calma. Cada segundo eu aproveitei e tudo valeu a pena.

O próximo post, eu falo de todas as dicas que quem quiser e ajudar, eu contei como eu fiz.

Obrigada sempre pelo carinho.
Até a próxima viagem ;)
                





Nenhum comentário:

Postar um comentário